A PARÓQUIA

A cidade paranaense emprestou o nome do pássaro preto, muito comum nesta região, de origem guarani “chopi”, que também é o nome do Rio Chopim. Trata-se de uma das poucas cidades brasileiras que foi planejada, resultado de uma decisão do governo brasileiro com a finalidade de ocupar uma área geográfica em letígio com um país vizinho, a Argentina. Na época, havia o contrabando de erva-mate e madeira para a Argentina e isso levou à criação de colônias militares na região. No começo do século passado, contudo, elas começaram ser desmobilizadas por decreto, o que levou à saída dos militares e de suas famílias da cidade, gerando uma decadência à cidade.

A partir dos anos 40, Chopinzinho começa a viver um novo ciclo de crescimento com a chegada de catarinenses e gaúchos. É exatamente em 1948 que os franciscanos chegam à cidade. Um desses nomes importantes para a cidade é Frei Vito Berscheid, que chegou ao então distrito de Mangueirinha em 1957 para substituir Frei Everaldo Allkemper, que já estava construindo um colégio para educar as crianças. No dia 7 de setembro de 1957, pôde inaugurar o Colégio e, no ano seguinte, iniciar a construção da nova capela.

Mas o prédio ficou pequeno e Frei Vito iniciou em 1959 a construção do Educandário Santa Gertrudes, atual Escola Tasso Azevedi da Silveira. Mais tarde conseguiu o funcionamento do ginásio municipal e depois da Escola Normal Colegial através do Estado.

Muito empreendedor, Frei Vito consegue a criação da Paróquia de Chopinzinho no dia 29 de junho de 1963, iniciando a sua construcão no ano seguinte. Em 1972, começou a construção da residência paroquial e ampliou a estrutura do Educandário Santa Gertrudes. A partir de 1980, com a saúde bastante abalado, frei Vito foi substituído e faleceu em São Paulo.

Até 1954, Chopinzinho foi distrito de Magueirinha e se tornou município no dia 14 de dezembro de 1955. Com uma população de cerca de 25 mil habitantes, é um município que vive mais em função da agricultura.